top of page
Buscar
  • Foto do escritorCompadres Turismo

Atualização do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra da Canastra

Atualizado: 21 de set. de 2023

Esse ano de 2022 comemoramos 50 anos de criação do Parque Nacional da Serra da Canastra. Desde 1972 a população do sudoeste de Minas convive com esta Unidade de Conservação Federal - UC, que foi implantada para proteger a biodiversidade do Cerrado Brasileiro e as nascentes do Rio São Francisco e também de importantes nascentes subsidiárias das bacias do Rio Grande e Paranaíba.



Ocorre que depois de todos esses anos, sem perspectivas de novos avanços, uma grande manobra do destino aconteceu! O Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade - ICMBio decidiu avançar na modernização da gerência do Parque e propôs a revisão do Plano de Manejo do Parque, documento extremamente importante que se encontra desatualizado desde 2005. Um instrumento valiosíssimo que orienta as diretrizes e normas das áreas regulamentadas da UC. Diversas reuniões públicas foram realizadas nos municípios e nas comunidade tradicionais envolvidos nas áreas lindeiras ao Parque, para coletar as demandas, ouvir as pessoas e encontrar pontos de convergência para se ter uma convivência harmônica entre os chamados "Canastreiros" e a conservação ambiental da Serra da Canastra.


Mapa_populacao (3)
.pdf
Download PDF • 3.10MB

Veja no arquivo acima a localização das residências da população canastreira dentro dos limites da área demarcada do Parque Nacional da Serra da Canastra.


Para completar as reuniões presenciais nas comunidades, foi realizada uma oficina de 5 dias na cidade de Passos-MG onde estavam reunidos as representações dos variados segmentos interessados: o setor público, os órgãos ambientais, ambientalistas, pesquisadores, canastreiros e também o setor de turismo. Na oficina, que utilizou uma metodologia super interessante, foram abordados questões complexas e discutidas, com total respeito entre todos, os elementos estratégicos de elaboração e atualização de um plano de manejo ambiental, que são:

  • Declaração de Propósito;

  • Significância;

  • Recursos e Valores Fundamentais;

  • Zonas de Manejo;

  • Atos legais, atos administrativos e normas.


Imagens dos trabalhos da oficina de revisão do plano de manejo do Parque Nacional da Serra da Canastra.


Fica um grande sentimento de gratidão e esperança por estarmos participando deste momento histórico do Parque Nacional da Serra da Canastra, representando o setor de turismo e os condutores ambientais através de nossa AGCVTUR, que tem se mostrado uma excelente ferramenta para aplicarmos os princípios de nosso setor. Fica também nosso agradecimento ao ICMBio por entender a importância do reconhecimento das populações tradicionais - os Canastreiros, nesse processo de regulamentação fundiária, e ascender uma luz no fim do túnel!

Torcemos e esperamos que esse trabalho traga convergência para o convívio harmônico e sustentável na Serra da Canastra!


Viva nossa Serra da Canastra!

Parabéns a todos!

172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page